Como atividade fisica ajuda na saude mental 1

A prática regular de exercícios físicos é importante para a saúde mental por diversos motivos. Aqui estão 10 respostas de Como a atividade física traz benefícios para saúde mental. 

1- Liberação de endorfinas: Quando nos exercitamos, o cérebro libera substâncias químicas que nos fazem sentir bem, como a endorfina, neurotransmissores que promovem sensação de bem-estar e prazer, conhecida como o “hormônio da felicidade”. Isso ajuda a melhorar o nosso humor e a sensação de bem-estar.

2- Redução do estresse: Exercícios físicos ajudam a diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse, contribuindo para o relaxamento e alívio da tensão emocional. O exercício físico ajuda o nosso cérebro a liberar hormônios como a serotonina que nos ajudam a relaxar e nos sentirmos mais calmos.

3- Aumento da autoestima: O exercício físico regular promove a sensação de conquista e superação, o que contribui para o aumento da autoestima e confiança. Quando nos exercitamos regularmente, nos sentimos mais confiantes e satisfeitos com nosso corpo, o que melhora nossa autoestima.

4- Redução da ansiedade: A prática regular de exercícios ajuda a nos sentirmos mais calmos e nos dá uma sensação de bem-estar reduzindo a ansiedade. Para reduzir os sintomas de ansiedade, nosso corpo após uma atividade física envia informações ao nosso cérebro, avisando que nós estamos muito bem e que podemos relaxar e nos tranquilizar, proporcionando assim uma sensação de calma e tranquilidade.

 5- Melhora do sono: A atividade física regular contribui para uma melhor qualidade do sono, um sono mais profundo e reparador, resultando em maior descanso e faz você acordar mais relaxado e disposto com uma melhor recuperação mental, por isso um bom sono é essencial para a saúde mental e para o bem-estar no geral.

6- Alívio dos sintomas de depressão: A atividade física regular tem sido associada à redução dos sintomas de depressão, podendo ser um complemento efetivo ao tratamento médico, ajudando a regular as emoções, permitindo uma resposta mais equilibrada a situações estressantes. 

7- Aumento da energia: Praticar atividade física regularmente aumenta os níveis de energia, combatendo a fadiga e a sensação de cansaço constante, estimula a criatividade, ajudando a resolver problemas e encontrar novas perspectivas.

Melhores dicas de caminhada 1 1

8- Redução do risco de doenças cognitivas como o Alzheimer : Estudos mostram que a atividade física pode reduzir o risco de declínio cognitivo relacionado à idade e doenças como demência e Alzheimer. 

9- Redução dos sintomas de TDAH: A atividade física pode ajudar a reduzir os risco de transtornos mentais, melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode resultar em maior clareza mental e capacidade de concentração. Estudos mostram que a prática regular de atividade física ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. 

10- Aumento da sensação de bem-estar geral: Todos esses benefícios contribuem para uma melhor saúde mental e qualidade de vida, manter uma atividade física regular promove a nosso corpo e mente uma sensação de bem-estar geral, proporcionando uma maior satisfação pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nine + 2 =